Nesta área de dentisteria estética podemos mencionar tratamentos como os branqueamentos dentários, as restaurações estéticas, coroas dentárias ou próteses estéticas, facetas ou lentes dentárias, recessão gengival e tratamentos ortodônticos.
O tratamento branqueamento dentário estético, possibilita o paciente de adquirir em poucas horas um sorriso mais branco e bonito. Feito na clínica e por profissionais de saúde oral habilitados é considerado um tratamento seguro e eficaz. Através de uma fonte de luz e com a aplicação de um gel branqueador, conseguem-se resultados previsíveis. O branqueamento dentário não estraga os dentes desde que as recomendações do dentista sejam seguidas. Realizado em casa ou no consultório, é uma solução rápida para melhorar a estética dentária.
A nossa dentição está permanentemente sujeita a desgaste e por isso, a restauração dentária é um recurso habitual do dentista para devolver a estética e a funcionalidade de um dente, quando este está cariado ou com fratura. Existem vários tipos de materiais para restaurar um dente nomeadamente resinas compostas ou compósito, restaurações com amalgama, ouro, cerâmica e iónomeros de vidro. O material mais utilizado é o da resina composta devido à sua relação qualidade/preço. Os resultados são excelentes e muito idênticos aos dentes naturais.
As coroas dentárias ou prótese estética, no âmbito da prótese fixa, são uma solução que contribui para restituir o sorriso ao paciente. São confecionadas de cerâmica e aplicam-se sobre dente ou implante. Produzidas em laboratório de prótese constituem um revestimento para fortalecer um dente fraturado ou com uma estética deficiente.
Facetas ou lentes de contacto
As facetas dentárias (capas para dentes) consistem no revestimento dos dentes de forma a torna-los mais estéticos; são uma espécie de capas. Com as facetas corrige-se a cor, forma, tamanho e orientação dos dentes. Os principais motivos que levam o dentista a recorrer a este tratamento estético são: dentes tortos ou desalinhados, dentes fraturados, peças dentárias com desgaste evidente, diastemas ou espaços entre os dentes. Os dentes escurecidos devido a desvitalização são também indicados para as facetas.
A ortodontia contribui para melhorar o sorriso. Corrige a posição dos dentes e dos maxilares. Os aparelhos de ortodontia podem ser fixos ou removíveis. Este tratamento é auxiliado por exames radiográficos e fotografias. A duração do tempo do tratamento varia entre meses e alguns anos.
A recessão gengival ou retração da gengiva, é o processo em que os tecidos moles que envolvem os dentes se afastam, expondo a raiz. Esta exposição da raiz poderá contribuir para provocar danos no osso do maxilar. O processo de retração gengival é lento e gradual. O paciente geralmente só se se apercebe quando se inicia a sensibilidade dentária ao comer alimentos frios e quentes. Para além de ser pouco estética, uma raiz exposta, se não for atempadamente tratada, significará a perda inevitável do dente que a suporta.