O fio dentário é dos hábitos mais difíceis de implementar na rotina dos pacientes. Talvez não pareça ter muita importância, contudo, quando não é utilizado, favorece o aparecimento das lesões interproximais (entre os dentes) como a cárie dentária, a gengivite e a periodontite.
E, quando utilizado, será que é melhor usar o fio dentário antes ou depois da escovagem? Faz diferença? Os estudos demonstram que:
A remoção da placa bacteriana é mais eficaz se o fio dentário for utilizado ANTES da escovagem, principalmente se bochechar com água depois da utilização do fio e antes da escovagem.
A concentração de flúor na zona interdentária aumenta quando o fio é usado ANTES, porque ao eliminar a placa mais superficial, o flúor consegue aderir à placa bacteriana mais profunda conferindo-lhe um maior efeito protetor!
Tipos de fios dentários
Vale a pena cuidar da sua boca
Ao contrário do que se possa pensar, existe uma diversidade considerável de fios dentários. Dependendo das necessidades de cada pessoa, será mais adequado um ou outro tipo. Em seguida, enumeramos e explicamos quais são as características que os diferenciam:
- Fio dentário de nylon ou multifilamento – o mais habitual. Trata-se de um fio de nylon composto por cerca de 35 filamentos trançados. É ideal para casos em que existe pouco espaço entre os dentes, embora tenda a desfiar-se com facilidade.
- Fio dentário de nylon com cera – a sua característica mais relevante é a presença de cera, ajuda a que o fio deslize melhor, o que facilita a sua utilização quando o espaço entre os dentes é reduzido-
- Fio dentário de PTFE – este tipo de fio é produzido a partir de um polímero sintético conhecido como teflon, que se caracteriza pela sua elevada resistência. Ao contrário do fio de nylon, é monofilamento, o que o torna menos suscetível de se desfiar.
- Fita dentária – é uma boa alternativa para dentições com grandes espaços interdentários. Isto porque é mais larga e plana que os fios dentários. Tal como o fio de nylon, está disponível com e sem cera.
- Superfloss – especialmente indicado para utilizadores de aparelhos ortodônticos.
Se tem dúvidas de como utilizar o fio dentário e/ou qual o tipo de fio dentário mais adequado para si, os Médicos Dentistas da Clínica da Boca estão disponíveis para o ajudar. Marque já a sua consulta.