Há muitas lesões que nada, ou muito pouco têm a ver com a cárie dentária…
A lesão não cariosa (LNC) é definida como a perda da estrutura dentária, originada a partir de mecanismos não relacionados com o processo de cárie.
Em que zonas costumam frequentemente aparecer?
– Na zona de transição entre a coroa do dente e a raiz, precisamente por encontrarmos nessa zona um esmalte dentário mais fino e menos resistente;
-Na região oclusal e incisal (nas zonas dos dentes que mastigam e cortam os alimentos).
Então que lesões não cariosas existem?
- Abrasão
- Abfração
- Erosão
- Atrição
Lesões de abrasão
Perda progressiva da estrutura do dente, provocada por agressões mecânicas repetidas, por exemplo:
- por uma incorreta escovagem dentária;
- utilização de escovas dentárias com cerdas duras;
- pastas dentífricas demasiado abrasivas;
- forças excessivas de ganchos de próteses dentárias;
- fumar cachimbo, abrir ganchos de cabelo com a boca, tocar instrumentos musicais de sopro…
É mais comum do lado esquerdo para os destros e do lado direito para os esquerdinos!
Lesões de Abfração
Normalmente resulta de um excesso de forças na zona dos dentes que mastigam.
Podem também ocorrer quando existe falta de dentes posteriores e são usadas próteses dentárias desadaptadas.
Sabia que o número destas lesões é maior nos indivíduos idosos?
Sabia que por norma afeta mais pré-molares e caninos?
Lesões de erosão
As lesões de erosão são cada vez mais prevalentes na população. Resultam do desgaste dentário por dissolução ácida de origem não bacteriana, ou seja, devido à ingestão frequente de:
- bebidas cítricas (limonadas);
- bebidas gaseificadas (coca-cola);
- abuso nos pickles;
- bebidas dietéticas, etc.
Vómitos frequentes ou regurgitação do conteúdo gástrico pode também ser um fator para o aparecimento destas lesões.
Lesões de atrição
A atrição pode ser definida como o desgaste fisiológico da superfície do dente ou restauração causada pelo contato de um dente com outro, durante processos de mastigação ou parafunção, como é o caso do bruxismo, podendo ocorrer tanto na dentição decídua como na permanente.
Quais os tratamentos disponíveis?
O tratamento das lesões não cariosas passa por 3 etapas.
- A primeira, chamada prevenção primária, passa pela alteração dos fatores que levam ao aparecimento destas lesões: seja pela troca da escova dentária, que já não se encontra em condições de uso, seja pela re-aprendizagem do método de escovagem, escovando com menos força e utilizando uma escova de cerdas macias.
- A segunda etapa, é dirigida para o tratamento sintomático destas lesões, que passa por exemplo pela aplicação de um verniz de flúor ou aplicação de dessensibilizantes.
- Por fim, a terceira etapa, quando há perda da estrutura dentária, risco de exposição pulpar, sensibilidade dentária, ou a localização da lesão compromete a realização ou estabilidade de uma prótese removível, dever-se-á proceder ao tratamento restaurador.
Referências
Silva MJ, Melo P, Tratamento de lesões dentárias cervicais. In: Ramos JC. Estética em Medicina Dentária. 2009: 76-83.
Pierre Fabre Oral Care. Abrasão Dentária. [Internet]. 2023. [citado a 20 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://www.pierrefabre-oralcare.com/pt-pt/rotinas-de-aconselhamento/saude-dentaria/desgaste-dentario/abrasao-dentaria
de Macedo Amaral S, da Costa Abad E, Maia KD, Weyne S, Pinto Basílio De Oliveira MD, et al. Lesões não cariosas: O desafio do diagnóstico multidisciplinar. International Archives of Otorhinolaryngology. [Internet]. Março de 2012; 16(1): 96–102. Disponível em: https://doi.org/10.7162/S1809-48722011000100014
Neto V. Lesões cervicais de origem não cariosa: multifatoriedade etiológica. [Internet]. Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. 2012 [citado 20 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/36811/1/tese%20de%20mestrado%20JoanaCoutinho.pdf
Referências de Imagens:
- Imagem retirada: Estude Odonto. Lesões Cervicais Não Cariosas: Uma Abordagem Abrangente. [Internet]. 2023. [citado a 19 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://estudeodonto.com.br/lesoes-cervicais-nao-cariosas-uma-abordagem-abrangente/ (sem autorização do autor).
- Imagem retirada: Ap Smile Care.How effective is your brushing technique . [Internet]. 2023. [citado a 20 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://www.apsmilecare.co.uk/blog/how-effective-is-your-brushing-technique/. (sem autorização do autor).
- Imagem retirada: de Macedo Amaral S, da Costa Abad E, Maia KD, Weyne S, Pinto Basílio De Oliveira MD, et al. Lesões não cariosas: O desafio do diagnóstico multidisciplinar. International Archives of Otorhinolaryngology. [Internet]. Março de 2012; 16(1): 96–102. Disponível em: https://doi.org/10.7162/S1809-48722011000100014 (sem autorização do autor).
- Imagem retirada: Procter & Gamble. Os sintomas mais comuns da erosão dentária e as suas principais causas. [Internet]. 2022 [citado a 19 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://sorrisologia.com.br/w/os-sintomas-mais-comuns-da-erosao-dentaria-e-suas-principais-causas_a3869 . (sem autorização do autor).
- Imagem retirada: Artesania Studio Oral . 6 Sinais de erosão Dental. [Internet]. São Paulo; 2020 [citado a 19 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://www.artesaniaoral.com/post/2016/08/05/5-sinais-da-eros%C3%A3o-dental .(sem autorização do autor).
- Imagem retirada: Fortíssima. Atrição dentária (bruxismo): conhecer, identificar e tratar. [internet]. Porto. 2013 [citado a 19 de dezembro de 2023]. Disponível em: https://fortissima.com.br/2013/07/08/atricao-dentaria-conhecer-identificar-e-tratar-9225/ (sem autorização do autor).