Existe uma relação verificada entre a alimentação/nutrição/saúde oral e saúde em geral. Uma alimentação equilibrada influenciará positivamente a saúde oral, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e maior longevidade, no entanto uma alimentação desequilibrada poderá ter efeitos ao nível do desenvolvimento craniofacial, bem como constituir potencial fator de risco para outras doenças na cavidade oral (cáries dentária, erosão dentária e doenças periodontais) e não só (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares…).
Sabia que 25% da ingestão energética diária das crianças e jovens provém dos lanches?
A escolha dos lanches deverá ser orientada consoante as necessidades do seu filho:
Além disso, muitas vezes o consumo de fruta sob a forma de sumos e refrigerantes são muitas vezes responsáveis provocar erosões dentárias, devendo ser evitados como uso rotineiro no dia a dia da criança.
Estes são alguns aspetos em consideração que aumentam o potencial erosivo destes sumos/refrigerantes:
Os açúcares, principalmente conhecidos como sacarose, entre outros, são então sem dúvida o fator alimentar mais importante no aparecimento da cárie dentária.
Isto não significa, tal como os sumos de fruta ou as papas, que as crianças não possam, em momentos especiais ou ocasiões pontuais, saborear estes tipos de alimentos, no entanto devemos ter em conta, quando isso acontece:
Modo de preparação: Descasque a cenoura e corte-a aos bocadinhos. Triture todos os ingredientes num processador. Envolva a mistura em bolinhas, com o seu filho e leve-as ao frigorifico uns minutos.
Esta semana deixamos a sugestão desta receita tão fácil e saudável!
As outras receitas que sugerimos são igualmente práticas e partilharemos no próximo artigo.
Referências Bibliográficas:
Sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer momento. Agende a sua consulta ou esclareça todas as suas dúvidas, será atendido com todo o carinho por parte de uma das nossas assistentes. Ou preencha o formulário, iremos contactá-lo(a) o mais breve possível.